Sinopsis
Hester Prynne se muda para Salém para começar uma nova vida. Casada, ela chega à cidade sozinha e afirma que, em breve, seu marido se juntará a ela. Porém, após alguns anos à espera do marido, Hester aparece grávida, o que causa grande escândalo na sociedade puritana em que vive. A moça passa por um julgamento do clero e, ao ser indagada sobre quem é o pai da criança, recusa-se veementemente a revelar tal nome. Ela é condenada a carregar, pelo resto da vida, a letra “A” de adúltera bordada em vermelho no busto de suas roupas.
Após a condenação, Hester se afasta da cidade e tenta criar sua filha da forma mais digna possível. Apesar de sua natureza bondosa e altruísta, é cercada pelos olhares de julgamento e difamações diárias. Sua preocupação principal é Pearl, que cresce e se torna cada vez mais inteligente e sagaz. O comportamento da filha vira alvo de questionamentos. Seria a criança fruto de algo maligno? Por que Hester nunca revelou a identidade do pai de Pearl?
A letra escarlate é considerado um dos primeiros clássicos da literatura norte-americana. Aclamada desde sua publicação, em 1850, é considerada um grande marco da literatura. A obra, que foi adaptada para o cinema em 1995, traz uma crítica consistente sobre as normas da sociedade, submissão feminina e fragilidade humana. Tais discussões consolidaram Nathaniel Hawthorne como um dos primeiros escritores a criar uma narrativa sob a ótica do universo feminino.