Trabalho, Estranhamento E Emancipação Humana Em Karl Marx
- Autor: Tarcísio Aleixo Farias
- Editor: Editora Dialética
Sinopsis
O presente livro tem o objetivo de expor, de forma didática, como determinados conceitos marxianos interagem para formar uma perspectiva filosófica sobre a condição humana.
São três conceitos indissociáveis: trabalho, estranhamento e emancipação humana. Cada conceito compõe uma chave de interpretação da realidade social, estabelecendo pressupostos-chave para observar a vida social.
O primeiro passo foi observar, ao longo das obras de Marx, a categoria trabalho enquanto ponto de partida ontológico e epistemológico.
Cada período histórico apresenta bloqueios à livre realização da atividade humana, exigindo o uso de categorias como alienação e estranhamento. Acompanhar o desenvolvimento dessas categorias na obra de Marx foi a segunda etapa.
Entre a condição ontológica e a efetiva emancipação humana, se coloca toda a história da civilização que nega o caráter emancipatório do trabalho. Como pensar a emancipação humana se não encontramos exemplos na história? Solucionar essa questão foi o nosso terceiro e último passo.