Momento Da Política - Merval Pereira

Informações:

Sinopsis

Com a perspicácia de quem conhece os bastidores do poder, o comentarista analisa os fatos políticos mais relevantes do dia.

Episodios

  • ‘Lula tem uma paciência com o regime de Maduro que não faz bem para o Brasil’

    27/03/2024 Duración: 04min

    Merval Pereira fala sobre a postura do Brasil diante das eleições na Venezuela. O governo Lula rompeu o silêncio e subiu o tom com Nicolás Maduro. ‘Seria bom para Lula que houvesse esse estremecimento. Lula já está exageradamente solidário com a Venezuela há muitos anos, ficando cego diante das flagrantes derrapadas do governo venezuelano em relação à democracia’.

  • ‘Uma situação esdrúxula, mas nada que justifique uma prisão'

    26/03/2024 Duración: 04min

    Merval Pereira analisa a questão da estadia de Bolsonaro na Embaixada da Hungria. Ele ficou no local por dois dias. O fato aconteceu após o ex-presidente ter o passaporte apreendido. ‘É evidente que fica claro que ele pensou em pedir asilo, mas isso é um direito que ele tem. Ele pode dormir onde quiser, na casa de quem ele quiser. Não vejo muita implicação criminosa na atitude dele. ‘Uma situação ridícula, esdrúxula, esquisita’.

  • Caso Marielle abre 'oportunidade de aprofundar investigação de outros crimes que nunca foram resolvidos'

    25/03/2024 Duración: 04min

    Após seis anos dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes, três suspeitos de serem os mandantes foram presos. Merval Pereira destaca que desdobramento abre a oportunidade para aprofundar investigações em outros crimes relacionados à milícia. Ouça e saiba mais.

  • ‘Temo que todo esse processo venha sofrer as mesmas contestações da Lava-jato’

    22/03/2024 Duración: 05min

    Merval Pereira fala sobre novo depoimento de Mauro Cid para esclarecer áudios em que ele ataca à Polícia Federal e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, conteúdo que foi divulgado pela revista Veja. Cid pode perder o benefício da delação premiada. Comentarista destaca que Mauro Cid, nas gravações, disse que foi forçado a dizer coisas. ‘Toda vez que se investiga coisas que envolvem políticos importantes, empresários, no final das contas, o processo é anulado’. Ele acrescenta que, no Brasil, hoje, não há segurança jurídica. ‘Aqui as coisas nunca têm um final’.

  • ‘Justiça brasileira se saiu muito bem no caso Robinho: rápida e correta'

    21/03/2024 Duración: 05min

    Merval Pereira faz uma análise de dois casos que estão mobilizando a atenção: o caso Robinho e o caso Daniel Alves. Os dois são acusados de estupro. A Justiça brasileira, no caso Robinho, está marcando um contraponto em relação à Justiça espanhola, que permitiu o pagamento de fiança para a liberação do ex-jogador e acompanhar o restante do processo em liberdade. ‘Justiça brasileira marcou posição diante de um crime que, no Brasil, é considerado hediondo’.

  • Caso Marielle: ‘anúncio de Lewandowski indica que eles já sabem o que aconteceu’

    20/03/2024 Duración: 02min

    Merval Pereira faz uma análise da homologação da delação Ronnie Lessa pelo STF acusado pelos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes. ‘O fato do Supremo ter avalizado a delação de Ronie Lessa, significa que ele deu as informações corretas e foi possível confirmá-las’. Comentarista destaca que é uma questão de tempo para confirmar o nome do político com foro privilegiado envolvido no caso.

  • ‘Crime pode levar Bolsonaro a uma prisão com pena de 5 anos'

    19/03/2024 Duración: 03min

    Merval Pereira fala sobre o indiciamento de Bolsonaro por falsificação de certificado de vacinação. A PF tem a informação de que foi o próprio ex-presidente que deu a ordem. Isso apareceu na delação do ex-ajudante de ordens, Mauro Cid. ‘A intenção de Bolsonaro foi ludibriar a exigência de vacina’. Merval destaca que esse crime pode levar ele a uma prisão com pena de 5 anos de detenção. ‘Um absurdo que um presidente da República faça esse tipo de coisa, ainda mais com a própria família. Realmente, inacreditável’.

  • Lula não resolve perda de popularidade ao chamar Bolsonaro para briga

    18/03/2024 Duración: 05min

    Merval Pereira repercute a primeira reunião ministerial do ano, em meio a uma piora da avaliação do governo Lula. Segundo o comentarista, o presidente não faz uma análise aprofundada do problema. 'Ele continua querendo fazer um contraponto ao bolsonarismo e chamando atenção para a disputa entre os dois lados. E este é o problema', analisa.

  • 'Governo deve buscar cooperação internacional para resoluções na segurança pública'

    14/03/2024 Duración: 05min

    No 'Momento da Política', Merval Pereira discute fuga de presos em Mossoró, apontando falhas no sistema prisional e a necessidade de enfrentar os desafios da segurança pública de forma mais eficaz, incluindo a cooperação internacional.

  • 'Disputa de posições ideológicas distintas'

    13/03/2024 Duración: 04min

    Merval Pereira.fala sobre o relatório da PEC das Drogas que deve ser aprovado na CCJ do Senado. Pelo texto, passa a ser crime o porte e a posse de qualquer quantidade de entorpecente. ‘É uma disputa de posições ideológicas distintas’. O Congresso é conservador. Não tem maioria para acompanhar a posição progressista do Supremo. Esse embate é inevitável. Comentarista acha que a questão devia ser tratada pelo Congresso.

  • Petrobras: ‘governo está repetindo todos os erros que já cometeu; inacreditável’

    12/03/2024 Duración: 03min

    Merval Pereira fala sobre a questão envolvendo a Petrobras e o governo Lula. ‘Uma atitude que o governo petista já tinha, de achar que a Petrobras é uma estatal como outra qualquer, que ele pode definir as regras’. Comentarista acrescenta que 'Lula parece que não entende'. Merval explica que o petróleo é uma commodietes que tende a desaparecer. ‘Lula está retrogrado na questão da energia e tem uma visão errada da Petrobras. A Petrobras tem que investir fora do petróleo, virar uma empresa de energia renovável. O Brasil tem tudo para fazer isso. Ser líder no setor’.

  • ‘A reeleição acabou contaminando a vida política brasileira’

    11/03/2024 Duración: 05min

    Merval Pereira fala sobre a discussão envolvendo o fim da reeleição para cargos no Executivo. A iniciativa tem a oposição de Lula. ‘É um movimento, dentre vários outros, para esvaziar o Poder do Executivo’. Comentarista destaca que essa não é uma discussão prioritária. O tema só está em pauta porque o Congresso está em batalha para se fortalecer e enfraquecer o Executivo. ‘Mais um movimento político que não sei se vai adiante’.

  • ‘Supremo tem posição mais aberta sobre porte de droga e Congresso caminha para o lado contrário’

    08/03/2024 Duración: 07min

    Merval Pereira fala sobre o STF e o Senado em direções diferentes sobre proibição para porte e posse de droga. ‘Esse é um caso típico de conflito entre Poderes’. Merval explica que a legislação deveria ser do Congresso. O Supremo só deveria entrar nessas discussões quando fosse chamado e, também, quando houvesse vácuo de poder. Comentarista destaca que o STF não deveria correr com a decisão, deveria deixar o Congresso se manifestar.

  • ‘Divisão reflete força do PL no Congresso e fraqueza do PT’

    07/03/2024 Duración: 06min

    Merval Pereira fala sobre a composição das comissões no Congresso Nacional que está desfavorecendo o governo Lula. Comentarista destaca que o PL tem o controle do Congresso e o PT tenta proteger algumas comissões que afetam a economia para tentar controlar o avanço da oposição. ‘Governo está sem saída. A situação não está nada boa para o PT’. Comentarista ressalta que a esquerda brasileira é muito atrasada. ‘Enquanto eles não se atualizarem, não entenderem que o mundo mudou, vão ficar em minoria. Eles não estão entendendo o que está acontecendo com a sociedade’.

  • ‘Pesquisa reflete bem o equilíbrio e polarização de forças que dominam o país’

    06/03/2024 Duración: 04min

    Merval Pereira faz uma análise da pesquisa da Quaest divulgada, nesta quarta-feira. O levantamento aponta que 51% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente. Por outro lado, 46% desaprovam. 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

  • ‘Pesquisa revela bom senso da população’

    05/03/2024 Duración: 05min

    Merval Pereira traz detalhes da pesquisa Quaest sobre a Operação Lava-Jato. 42% dizem que a Lava-jato acabou por ação de políticos para barrar operação, e 25% apontam que houve exageros dos investigadores. ‘Acabaram com a Lava-jato em um evidente movimento de vingança política. Não é possível imaginar que não aconteceu nada’. Comentarista destaca que a sensação que a pesquisa passa é que a população entendeu perfeitamente o que está acontecendo. ‘A população sabe quem é que tem culpa’.

  • ‘Depoimento pode fechar entendimento do que aconteceu nos momentos golpistas do governo Bolsonaro'

    04/03/2024 Duración: 03min

    Merval Pereira fala sobre o depoimento de Freire Gomes, ex-comandante do Exército, sobre o roteiro do golpe em curso durante o governo de Bolsonaro. ‘Depoimento tem toda a indicação de que pode fechar o entendimento do que aconteceu’. Feire Gomes falou durante oito horas à Polícia Federal, na condição de testemunha, e validou a investigação. Freire Gomes claramente se colocou de forma contrária ao golpe, mas ficou no comando alegando que tinha que controlar a situação. ‘Um depoimento importante e que, tudo indica, vai levar a conclusão do inquérito com uma série de fatos que colocarão Bolsonaro no centro da conspiração’

  • ‘A reeleição no Brasil funciona de maneira errada’

    01/03/2024 Duración: 05min

    Merval Pereira fala sobre reforma eleitoral e a proposta de acabar com a reeleição nos cargos executivos. Seria um mandato só de cinco anos. Associado a isso, a proposta de aumentar o mandato dos deputados para cinco anos e, no caso, dos senadores para dez. Comentarista explica que a prática mostra que, com a reeleição, os governantes começam o primeiro mandato pensando no segundo. ‘A reeleição no Brasil distorce governos e campanhas’.

  • Vantagens e desvantagens do uso da IA na eleição municipal

    29/02/2024 Duración: 04min

    Merval Pereira fala sobre o uso da Inteligência Artificial na eleição municipal e as regras estabelecidas pelo TSE. Tecnologia pode ser usada, desde que, o candidato informe. Comentarista destaca que o uso adequado da Inteligência Artificial pode baratear o custo da campanha, mas a fiscalização será difícil.

  • Entenda as consequências da suspensão de acordos de leniência

    28/02/2024 Duración: 05min

    Merval Pereira fala sobre a questão do cancelamento do pagamento de acordos de leniência da J&F. A Previ não está no acordo de leniência da J&F. Por meio de nota, a Previ informa que o fundo de pensão do Banco do Brasil não têm relação com a história e que está funcionando normalmente.

página 1 de 2