Escola Da Vida - Mario Sergio Cortella

Sinopsis

Uma conversa sobre educação, cidadania e aperfeiçoamento do ensino.

Episodios

  • Omissão é uma forma de participação na política que deve ser evitada

    Omissão é uma forma de participação na política que deve ser evitada

    26/11/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre a importância de não ficar inerte diante da escolha que teremos de fazer no domingo. Ele lembra que é uma decisão que vai interferir na vida de todos pelos próximos quatro anos e que, por isso, devemos recusar tanto o desinteresse quanto qualquer artimanha dos políticos que produzam ilusão.

  • Salve, lindo pendão da esperança! Salve, símbolo augusto da paz!

    'Salve, lindo pendão da esperança! Salve, símbolo augusto da paz!'

    19/11/2020 Duración: 03min

    Em comemoração ao Dia da Bandeira, Mario Sergio Cortella lembra dos tempos de escolas, quando todos se reuniam para cantar o hino da bandeira, sem 'patriotismo tolo, fixado, que é xenófobo'. O professor fala da beleza da letra de Olavo Bilac, que, em tempos de divergências, traz a 'ideia de uma paz na qual nossos afetos não se encerrem'.

  • Esperança tem tudo a ver com a política

    Esperança tem tudo a ver com a política

    17/11/2020 Duración: 06min

    Na campanha eleitoral deste ano, os dois candidatos que disputam o segundo turno em São Paulo falaram em 'esperança'. O professor Mario Sergio Cortella explica que a esperança é um desejo por algo melhor. Para ele, campanhas políticas tendem a explorar esse tipo de desejo. No entanto, Cortella destaca que é preciso equilibrar expectativas e atitudes 'com otimismo crítico, não um otimismo ingênuo, ou um pessimismo destrutivo'.

  • Boa escolha é escolher quem por nós bem escolhe diz Cortella sobre eleições

    'Boa escolha é escolher quem por nós bem escolhe' diz Cortella sobre eleições

    12/11/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella falou sobre a importância de eleger o vereador certo para o município. O comentarista afirmou que é importante saber quem vai legislar em nome da população. 'Temos que pensar no executivo sim, mas o legislativo também é essencial para nossas vidas', afirma Cortella.

  • Votar é uma conquista a ser protegida

    Votar é uma 'conquista a ser protegida'

    10/11/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella lembra que, há 35 anos, ele participava de uma eleição pela primeira vez, porque, antes, isso era proibido pela ditadura militar. 'Não é só um momento de alegria cívica, é também uma ótima memória do quanto essas proibições fazem com que a gente perca cidadania', destaca ele.

  • Como lidar com a ansiedade em meio à eleição americana

    Como lidar com a ansiedade em meio à eleição americana

    05/11/2020 Duración: 05min

    Enquanto muita gente acha que nada tem a ver com a disputa no país, Mario Sergio Cortella lembra que os Estados Unidos são uma potência mundial e, num mundo interdependente, qualquer decisão tomada lá afeta outras nações. Ele destaca, no entanto, que a ansiedade só é positiva quando serve para provocar um estado de prontidão e não gera perturbação.

  • Viva Betinho!

    Viva Betinho!

    03/11/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella faz uma homenagem ao sociólogo Herbert de Sousa. Fundador da ONG Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, ele faria 85 anos nesta terça-feira. Em tempos de pandemia, o professor lembra do legado que o ativista nos deixou. 'Foi capaz de colocar a sua vida a serviço da solidariedade', destaca.

  • Livros são como mestres que apontam os caminhos a seguir

    Livros são como mestres que apontam os caminhos a seguir

    29/10/2020 Duración: 02min

    No Dia Nacional do Livro, Mario Sergio Cortella fala da importância dessa 'companhia silenciosa', em vários momentos, e 'ruidosa', em outros, porque nos leva a pensamentos que ecoam. O professor afirma que os livros fazem muito mais do que 'matar o tempo': permitem que ele possa ser vivido, 'de um modo muito mais magnífico'.

  • Quem foi Tebas?

    Quem foi Tebas?

    27/10/2020 Duración: 04min

    Mario Sergio Cortella relembra a trajetória do homem que foi escravo no Brasil e comprou a própria liberdade trabalhando como arquiteto. Ele vai ganhar uma estátua na Praça da Sé, que abriga a catedral que ele ajudou a construir. Para o professor, a homenagem representa uma 'regeneração da nossa gratidão'.

  • Desconfiança em relação à vacina chinesa não contribui, apenas perturba

    Desconfiança em relação à vacina chinesa não contribui, 'apenas perturba'

    22/10/2020 Duración: 05min

    Mario Sergio Cortella diz que desconfiar de algo que vem de fora e não tem comprovação é sempre bom, mas, nesse momento, 'faz uma onda imensa em torno de algo que precisa ser visto com mais seriedade'. Segundo o professor, a discussão precisa ser mais bem balizada. Se não, é apenas xenofobia.

  • A liberdade consiste em poder fazer o que não prejudica outrem

    'A liberdade consiste em poder fazer o que não prejudica outrem'

    20/10/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella lembra da frase que consta na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que inspirou a Revolução Francesa, para dizer que a liberdade 'está muito ligada ao modo como nos relacionamos com as pessoas'. Ele explica que 'há uma colisão' nesse conceito se essa liberdade individual causar algum dano ao outro, e isso se aplica, por exemplo, na questão de tomar ou não a vacina contra a Covid-19.

  • Os professores e a missão de partilhar a vida e o conhecimento

    Os professores e a missão de partilhar a vida e o conhecimento

    15/10/2020 Duración: 04min

    Mario Sergio Cortella diz que, apesar das dificuldades e da falta de reconhecimento, a profissão é 'absolutamente imprescindível'. Para ele, não há nada mais gratificante do que ser reconhecido na rua e servir de inspiração para ex-alunos. 'Deixa a gente inchada de ternura' quando alguém diz que virou professor por nossa causa, confessa.

  • A Justiça não é imune a avaliação e julgamento

    'A Justiça não é imune a avaliação e julgamento'

    13/10/2020 Duración: 04min

    Mario Sergio Cortella avalia como inadequada a interpretação do STF sobre o caso do traficante André do Rap. Para o comentarista, a aplicação literal da lei precisa levar em conta a conveniência. 'Errar é uma possibilidade, e o mecanismo coletivo de correção desse erro é o debate', afirma.

  • Acolhimento de crianças na reabertura de escolas deve ser feito aos poucos

    Acolhimento de crianças na reabertura de escolas deve ser feito aos poucos

    08/10/2020 Duración: 04min

    Mario Sergio Cortella admite que a situação é complexa, porque não temos experiência anterior nesse sentido, mas é preciso haver algum tipo de aproximação entre alunos e professores, desde que sejam tomadas todas a medidas de precaução contra o coronavírus. 'Quando tudo é muito inédito, a gente vai pateando, desde que não tropece', afirma.

  • A arte serve para nos fazer livres e mais diretamente e deliberadamente participantes

    'A arte serve para nos fazer livres e mais diretamente e deliberadamente participantes'

    06/10/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella diz que espaços culturais como cinemas, museus e bibliotecas são tão importantes quanto fábricas, lojas e oficinas e que a falta deles é uma desvantagem para as cidades. 'A arte permite que a gente tenha uma consciência mais clara e uma capacidade de ultrapassar o mero viver', destaca o comentarista.

  • Cortella lembra que o quadro Escola da vida começou numa conversa de almoço

    Cortella lembra que o quadro 'Escola da vida' começou numa conversa de almoço

    01/10/2020 Duración: 07min

    Desde abril de 2012, foram mais de 800 diálogos com a âncora Fabíola Cidral, do CBN São Paulo. O quadro nasceu a partir da necessidade de reflexão sobre as grandes questões humanas e da cidade. 'É muito honroso estar nesse circuito', comemora o professor.

  • São Paulo é base da fertilidade de uns e da esterilidade de outros

    São Paulo é 'base da fertilidade' de uns e da 'esterilidade' de outros

    29/09/2020 Duración: 05min

    Mario Sergio Cortella avalia que a cidade trata de modo desigual as pessoas que produzem a riqueza dela. Enquanto muita gente consegue construir um 'mundo fértil' para sua trajetória, existem aqueles que sofrem com a 'esterilização' dos sonhos. 'Há uma desigualdade brutal que beira a ofensa social', afirma o professor.

  • A pandemia não deve suspender nossa atenção política

    'A pandemia não deve suspender nossa atenção política'

    24/09/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella lembra que faltam apenas 51 dias para a eleição municipal, mas muita gente sequer parou para pensar nos candidatos. Ele destaca que é o futuro da cidade que está em jogo e, por isso, não dá para ficar 'distraído'.

  • Nossa relação com a natureza muitas vezes é amigável. Mas, em muitas outras, não é

    Nossa relação com a natureza muitas vezes é amigável. Mas, em muitas outras, não é

    17/09/2020 Duración: 05min

    Professor Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre a relação entre o homem e meio ambiente. Ele destaca que hoje estamos colhendo o resultado de nossas atividades. "Não há como ter uma ação sem consequências".

  • A importância do Setembro Amarelo

    A importância do Setembro Amarelo

    15/09/2020 Duración: 04min

    Mario Sergio Cortella afirma que o suicídio é multifatorial. Ele não tem uma única trilha de prevenção, mas não é por completo inevitável. É preciso dar atenção ao tema e apoie e oriente quem precisa.

página 1 de 2