Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Informações:

Sinopsis

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episodios

  • Está se confirmando a incompetência e a irresponsabilidade do governo Bolsonaro na condução da pandemia

    'Está se confirmando a incompetência e a irresponsabilidade do governo Bolsonaro na condução da pandemia'

    14/05/2021 Duración: 06min

    Míriam Leitão analisa segunda semana de depoimentos na CPI da Covid. Na terça-feira, Antonio Barra Torres afastou a Anvisa do governo. Na quarta, Wajngarten chegou com a missão de tentar blindar Bolsonaro, mas acabou com uma fala 'desastrosa'. E na quinta, o executivo da Pfizer confirmou que o governo brasileiro ignorou cinco propostas de compra de vacinas. 'São duas semanas pesadas na CPI contra o governo', avalia a comentarista.

  • É uma legislação completamente fora de lugar, de propósito

    'É uma legislação completamente fora de lugar, de propósito'

    14/05/2021 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala sobre os reflexos para a economia do projeto de lei aprovado na Câmara que aprovou novas regras para o licenciamento ambiental no Brasil. Ela destaca que o país terá portas fechadas de mercados que vão deixar de comprar de nós. Míriam cita que é 'um suicídio não só econômico'.

  • É preciso explicar para John Kerry que o Brasil é maior que Bolsonaro

    'É preciso explicar para John Kerry que o Brasil é maior que Bolsonaro'

    13/05/2021 Duración: 07min

    Míriam Leitão analisa a declaração do representante da Casa Branca para negociações sobre o clima. Ontem, ele afirmou que não é possível salvar a Amazônia sem negociar com o Brasil. Comentarista destaca que o governo Bolsonaro não tem nenhum compromisso com a proteção do meio ambiente. Por isso, o caminho é negociar com estados, instituições da sociedade civil e representantes do agronegócio que queiram preservar a Amazônia.

  • Depoimentos da Pfizer não devem ter grandes revelações

    Depoimentos da Pfizer não devem ter grandes revelações

    13/05/2021 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala sobre o que esperar dos depoimentos de hoje na CPI da Covid-19. Comentarista destaca que os representantes da farmacêutica devem mostrar que já estavam oferecendo vacinas ao Brasil desde agosto do ano passado. Ou seja, confirmarão a ideia de que Bolsonaro foi muito lento. Eles devem falar a verdade, mas tomarão cuidado para não falar mal do governo.

  • A CPI tem sido cada dia uma surpresa

    'A CPI tem sido cada dia uma surpresa'

    12/05/2021 Duración: 05min

    Míriam Leitão fala sobre as expectativas para o depoimento de Fabio Wajngarten à CPI da Pandemia. Segundo a comentarista, o ex-secretário de Comunicação Social não tem o perfil tão técnico, como o mostrado por Antonio Barra Torres. Independentemente da postura adotada, ele não poderá mentir no depoimento, sob o risco de processo. 'Há um compromisso com a lei brasileira', fala. Ouça

  • Quem complica o cenário é o governo

    'Quem complica o cenário é o governo'

    11/05/2021 Duración: 09min

    Míriam Leitão faz uma análise da inflação e da ata do Copom. Apesar de a inflação estar pequena, ela subiu no acumulado de 12 meses. Ela explica que a inflação permanece pressionada e vai ficar muito perto de 8%. A expectativa é que depois caia. Míriam Leitão destaca que a alta do dólar e falta de alguns produtos para setores industriais complicam a vida da inflação.

  • Barra Torres tem dois lados: um muito ligado politicamente ao presidente e o que mantém a Anvisa em sua missão

    'Barra Torres tem dois lados: um muito ligado politicamente ao presidente e o que mantém a Anvisa em sua missão'

    11/05/2021 Duración: 05min

    Míriam Leitão faz um panorama sobre o depoimento de Antonio Barra Torres à CPI da Pandemia. "Coronel que se aproximou de Bolsonaro e esteve em manifestação contra a democracia, e sem máscara. Esse movimento foi visto de maneira estranha e ganhou a confiança do presidente. Ao chegar na Anvisa ele acabou surpreendendo favoravelmente. Ele fez um trabalho de blindagem da Anvisa na época da liberação da Coronavac", avalia. A não aprovação da Sputnik vai ser outro assunto de pressão hoje. Ouça

  • Exército não pode continuar sendo biombo para o general Pazuello

    'Exército não pode continuar sendo biombo para o general Pazuello'

    10/05/2021 Duración: 07min

    Míriam Leitão fala sobre a segunda semana de depoimentos da CPI da Covid-19 e o que esperar dela. Um dos depoimentos é o do diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, marcado para esta terça-feira. Na quarta-feira será a vez de Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação do governo. Na quinta-feira, dois executivos da Pfizer serão ouvidos. Míriam também fala de uma possível tentativa de manobra protelatória de Pazuello. 'Será um absurdo se ele fizer isso'.

  • Orçamento paralelo precisa ser explicado pelo governo

    'Orçamento paralelo' precisa ser explicado pelo governo

    10/05/2021 Duración: 05min

    Míriam Leitão fala sobre reportagem do jornalista Breno Pires, do Estado de S. Paulo, que analisou 101 ofícios com pedidos de destinação de verbas do ministério de Rogério Marinho e mostrou que eles beneficiavam apenas os parlamentares governistas. Comentarista destaca que isso acontecia sem transparência e sem atuação de órgãos de controle e que representa um 'uso completamente irregular do orçamento'.

  • Bolsonaro, além de zombar da doença, ameaça matar a democracia

    'Bolsonaro, além de zombar da doença, ameaça matar a democracia'

    07/05/2021 Duración: 10min

    Míriam Leitão faz um resumo dos assuntos da semana. Comentarista fala da postura de Bolsonaro em relação à pandemia. 'É intolerável, forte demais. É além do que a gente pode suportar. O presidente leva o país ao limite. A gente não tem um minuto de sossego no Brasil'. Um dos destaques do comentário é a CPI da Covid-19 e os depoimentos de Mandetta, Tech e Queiroga. Míriam citou ainda a perda de Paulo Gustavo, a chacina no Rio de Janeiro e a ameaça à democracia.

  • Bolsonaro adota atitude irresponsável ao atacar a China

    Bolsonaro adota atitude irresponsável ao atacar a China

    07/05/2021 Duración: 05min

    Míriam Leitão critica as recentes declarações do presidente em relação à China e analisa os impactos dessas falas nas relações entre os dois países. Para a comentarista, as afirmações de Bolsonaro foram feitas para chamar a atenção porque seu governo está indo muito mal da CPI da Covid-19.

  • Brasil fica completamente isolado por uma razão ideológica contra a vida

    'Brasil fica completamente isolado por uma razão ideológica contra a vida'

    06/05/2021 Duración: 05min

    Míriam Leitão fala sobre o governo Biden anunciando apoio à quebra de patentes de vacinas contra a Covid-19. 'Uma excelente notícia. Uma mudança radical no posicionamento dos Estados Unidos'. Ela destaca que é a primeira vez que o governo americano se coloca a favor da quebra de patentes. 'Isso coloca o Brasil em uma situação ainda mais estranha'. Míriam acrescenta que o Brasil é o único país de renda média que votou contra a quebra de patentes.

  • Presidente fez pronunciamento cheio de ameaças e absurdos novamente

    'Presidente fez pronunciamento cheio de ameaças e absurdos novamente'

    05/05/2021 Duración: 07min

    Miriam Leitão critica falas de Bolsonaro, que voltou a se manifestar contra medidas de isolamento social. Para a comentarista, presidente tenta criar uma 'cortina de fumaça', já que, pelo segundo dia consecutivo, um ex-ministro da Saúde depõe à CPI da pandemia e aponta interferência do presidente na pasta. 'CPI está mostrando a responsabilidade do presidente em medidas sucessivas que levaram ao aumento das mortes', avalia.

  • Juntar PIS e Cofins? Pelo amor de deus, isso não é reforma Tributária

    'Juntar PIS e Cofins? Pelo amor de deus, isso não é reforma Tributária'

    05/05/2021 Duración: 06min

    Míriam Leitão explica que há uma tentativa do governo em dividir as atenções da imprensa e da população quanto à CPI da Pandemia. 'De repente, Arthur Lira (Progressistas-AL) mandou logo apresentar a reforma, mas Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB) apresentou uma que não é o que o governo queria. Eles não gostaram e aí viraram a mesa para não fazer uma discussão com a base", explica. Ouça

  • Em depoimento na CPI, Mandetta adota estratégia de defender sua gestão

    Em depoimento na CPI, Mandetta adota estratégia de defender sua gestão

    04/05/2021 Duración: 09min

    Míriam Leitão analisa o depoimento do ex-ministro da Saúde na CPI da Pandemia. Comentarista destaca que, até o momento, Mandetta está tentando não entrar em briga com ninguém. Míriam avalia, no entanto, que ele ainda tem munição para usar se for necessário.

  • O projeto do ministro Ricardo Salles não é o de proteção do meio ambiente

    'O projeto do ministro Ricardo Salles não é o de proteção do meio ambiente'

    04/05/2021 Duración: 05min

    Míriam Leitão faz uma análise da presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em uma audiência na Câmara dos Deputados. Ao falar da redução da fiscalização, ele justificou que o problema é responsabilidade de cortes no orçamento e da gestão da ex-presidente Dilma. 'O ministro mentiu'. Míriam também falou também sobre uma mobilização envolvendo uma possível CPI do Desmatamento.

  • Ataque sistemático e omissão neutralizam Ministério da Educação Enem 2021 está em risco

    'Ataque sistemático e omissão' neutralizam Ministério da Educação; Enem 2021 está em risco

    03/05/2021 Duración: 07min

    Míriam Leitão fala da possibilidade de não ter a edição do Enem 2021 por falta de recursos. A hipótese foi levantada pelo ex-presidente do Inep, Alexandre Lopes, em entrevista ao jornal O Globo. Míriam destaca as consequências disso. 'O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada dos estudantes para o ensino superior'. Ela explica que Enem e Censo têm o mesmo desafio: são difíceis de serem realizados numa pandemia e, por isso, precisam de mais recursos. 'O governo está se escondendo atrás da pandemia'.

  • Não se pode separar liberdade de imprensa de democracia

    'Não se pode separar liberdade de imprensa de democracia'

    03/05/2021 Duración: 06min

    Míriam Leitão faz uma reflexão sobre o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. ‘Ela é parte fundamental da democracia’. Ela destaca os sinais de que 'o governo Bolsonaro passa o tempo todo seguindo o projeto de eliminar a democracia'.

  • Semana é marcada pela CPI e por novas falas desastradas de ministros

    Semana é marcada pela CPI e por novas falas 'desastradas' de ministros

    30/04/2021 Duración: 09min

    Miriam Leitão destaca que semana foi marcada por derrotas do governo na CPI da pandemia e falas de Paulo Guedes e Luiz Eduardo Ramos em áudio vazado. Para ela, ministro da Economia revelou 'valores desprezíveis' e chefe da Casa Civil se desqualificou ao afirmar que se vacinou escondido. Leilão da companhia de águas do Rio, aumento do desemprego e triste marca de 400 mil mortes pela Covid-19 também estão entre os destaques.

  • Tem uma chance de o Rio mudar de patamar no serviço de saneamento de qualidade

    'Tem uma chance de o Rio mudar de patamar no serviço de saneamento de qualidade'

    30/04/2021 Duración: 06min

    Míriam Leitão fala sobre o leilão da Cedae, marcado para esta sexta-feira. Apesar da decisão da Alerj de impedir o leilão, o governador em exercício, Cláudio Castro, decidiu manter. Míriam disse que conversou com Cláudio Castro sobre o tema e ele disse que o poder concedente não é o governo do estado, mas as prefeituras. Miriam detalhou a modelagem de concessão e as expectativas do governador em exercício.

página 1 de 2