Dar Em Conversa Aberta

Informações:

Sinopsis

“DAR em Conversa Aberta” pode ser ouvida em directo em www.maisoeste.pt e na frequência 94.2FM da sua rádio. Esta parceria entre a DAR e a Mais Oeste Rádio enquadra-se na estratégia de comunicação da DAR, que aposta na utilização da rádio enquanto forte ferramenta comunicacional para transmitir a cultura open junto da comunidade.

Episodios

  • #105 O que é um Almanaque?

    #105 O que é um Almanaque?

    12/01/2016 Duración: 34min

    Mesmo quase a fechar o ano contámos com a amável presença da Soraia Martins e da Sandra Marques Augusto do Colectivo 7186. Vieram para nos falar do seu mais recente projecto próprio, O Almanaque. Com isto partilhou-se conversa, histórias, interesses e foi muito agradável. The post #105 O que é um Almanaque? appeared first on DAR.

  • #104 “A Avó vem Trabalhar?” – Conversa com Susana António – Fermenta

    #104 “A Avó vem Trabalhar?” – Conversa com Susana António – Fermenta

    17/12/2015

    No passado dia 8 de Dezembro, e após uma semana em que a conversa se cingiu a uma amena cavaqueira e muita musica, "a Avó veio trabalhar". Com isto queremos dizer que a Susana António (fermenta) nos apresentou a sua mais recente iniciativa de Design Social. É certo que não deixou de nos falar sobre o seu percurso e aventuras no mundo do design, bem como a sua visão, ambições e projectos. No entanto, foi este nome que nos chamou a atenção e é aqui que começa a conversa. E a Avó? vai trabalhar? The post #104 “A Avó vem Trabalhar?” – Conversa com Susana António – Fermenta appeared first on DAR.

  • #102 Re-FAz E5G

    #102 Re-FAz E5G

    06/12/2015

    O Re-faz é uma iniciativa de alguma entidades, entre as quais se destaca o Fablab Lisboa e a Associação Renovar a Mouraria. Este visa o empreendedorismo de jovens de áreas criativas e apresentou agora os primeiros produtos. O Miguel Carvalho Fernandes fez as honras do re-faz no nosso programa e foi um excelente conversador! The post #102 Re-FAz E5G appeared first on DAR.

  • #101 Lá Vem o Dia…

    #101 Lá Vem o Dia…

    19/11/2015

    Lá vem o dia, um projecto de José Castro Caldas, um Arquitecto que aqui reune amigos, familia e outros colaboradores de modo incremental e multi-disciplinar... Surge uma casa, uma curta, um cenário no qual os adereços são rifados para que a curta possa existir... É ouvir ao som de Unknown Mortal Orchestra, trazidos novamente pelo Pedro Zina. Destacamos também a visita do nosso amigo André Sier, que por estes dias expõe em Óbidos, na Galeria Nova Ogiva. A conversa também foi bem animada ficando a promessa da presença do André em breve num programa mais dedicado à Arte Digital. Não percam a inauguração ou a visita depois de dia 20 às 18 horas. Obrigado! The post #101 Lá Vem o Dia… appeared first on DAR.

  • #100 Creative Commons Portugal

    #100 Creative Commons Portugal

    13/11/2015

    O programa 100!! Num dia histórico para Portugal, no qual cai um governo na Assembleia da Republica, a DAR festeja o programa 100 a falar de outras visões para os Direitos de Autor com a Creative Commons Portugal, com Teresa Nobre e Fátima São Simão, somos visitados pelo Gonçalo Mota, um dos fundadores do programa e da associação e o Pedro Zina lança em directo a segunda "Fuzz, She Said" com a qual nos trás Cave Story, Boogarins e The Sunflowers! Também fizemos história! Em termos de temática, talvez a mais fundadora da DAR enquanto associação e enquanto programa, a Creative Commons Portugal esteve conosco desde a primeira hora (3ª Programa) e por isso mesmo ficámos ainda mais gratos por terem tido a paciência, de passado tanto tempo do primeiro trauma, terem aceitado o nosso convite. Conosco, conversaram Teresa Nobre e Fátima São Simão co-coordenadoras da iniciativa em Portugal. Falámos sobre os projectos que dinamizam neste momento e sobre as suas perspectivas sobre a temática. Para além disso recebemos a v

  • #99 A Cultura MAKER em Portugal

    #99 A Cultura MAKER em Portugal

    09/11/2015

    Mais uma agradável conversa! Desta vez estivemos à conversa com Mauricio Martins do MILL (Makers in Little Lisbon) e Leds & Chips, habitual colaborador em projectos da Oficinas do Convento em Montemor-o-Novo (com passagem no nosso programa 57) e membro activo do AltLab do qual já foi coordenador. Por tudo isto um membro muito activo e conhecedor da comunidade maker em Portugal e um excelente conversador! Contámos também com a escolha musical do Pedro Zina, que esta semana recaiu nos VietCong e com a preciosa Produção e  Pós-Produção do João Mogas. The post #99 A Cultura MAKER em Portugal appeared first on DAR.

  • #98 O que é Economia Solidária?

    #98 O que é Economia Solidária?

    04/11/2015

    Para responder a esta pergunta recorremos à experiência da Sara Moreira, jornalista e para este efeito, participante activa numa rede de trocas que tem por base a moeda ecosol do Porto. O convite foi lançado durante a edição do Future Places e entendemos por isso que está integrado na nossa participação nesta edição. Neste programa, o Pedro Zina apresentou-nos os Broadcast e algumas malhas do album Tender Buttons. The post #98 O que é Economia Solidária? appeared first on DAR.

  • #97 Future Places 2015 – Com Heitor Alvelos, Anselmo Canha e Pedro Almeida

    #97 Future Places 2015 – Com Heitor Alvelos, Anselmo Canha e Pedro Almeida

    29/10/2015

    Este Podcast iniciou a nossa semana de Futureplaces. Iniciámos a aventura deste ano imediatamente após uma aparição de Antifluffy* na visita guiada à exposição "Porto pelo Porto" que ainda está patente na Reitoria da Universidade do Porto... Mais do que o natural cansaço após 3 intensos dias de UD15 (conferencia que se realizou, com participação da mesma equipa, nos dias antecedentes a este arranque) retemos o entusiasmo neste Laboratório de congeminador de alternativas e modelos de cidadania de olhos postos nos futuros que estes nos possam trazer. É assim que a equipa FP nos contagia, e é a isto que esperamos ter correspondido com esta conversa e com a nossa participação este ano! Venham mais... Este, aqui pelas nossas "webs" está apenas a começar!   *Mascote do Futureplaces The post #97 Future Places 2015 – Com Heitor Alvelos, Anselmo Canha e Pedro Almeida appeared first on DAR.

  • #96 QUEM SÃO OS MAKERS? – com Bernardo Gaeiras

    #96 QUEM SÃO OS MAKERS? – com Bernardo Gaeiras

    13/10/2015

    O DAR em conversa aberta regressa para uma nova temporada re-visitando temáticas fundadoras. O que são MAKERS? Quem são estas pessoas? O que trazem à sociedade e o que esperam dela? O que as move? Onde se juntam? Porque é que se juntam? Para nos ajudar a responder a estas perguntas trouxemos Bernardo Gaeiras de novo ao programa. Este designer, amigo da DAR de há longa data e coincidentemente director do FabLab Lisboa, um marco e um caso de sucesso de implementação deste tipo de oficinas em Portugal. Para a semana estaremos em directo do Porto com a equipa do FuturePlaces para uma antevisão nas primeiras horas do festival. Fiquem atentos porque estaremos a coordenar um lab no festival e a criar e aglutinar conteúdos durante o festival. Contamos convosco! The post #96 QUEM SÃO OS MAKERS? – com Bernardo Gaeiras appeared first on DAR.

  • #95 DAR FESTIVAL PRAGA E CALDAS LATE NIGHT

    #95 DAR FESTIVAL PRAGA E CALDAS LATE NIGHT

    12/05/2015

    Culminam neste programa dois anos intensos de actividade da Associação, ou seja, a primeira série do "DAR em Conversa Aberta". Em estúdio tivemos um montão de pessoas a representar uma série de actividades que nos são muito queridas: O Festival Praga, o Caldas Late Night e a própria a DAR, com mais elementos da associação em estúdio, para além dos que já habitualmente o dinamizam! Voltaremos em Outubro! Até lá fiquem atentos às restantes actividades da DAR!!! Contamos Convosco! The post #95 DAR FESTIVAL PRAGA E CALDAS LATE NIGHT appeared first on DAR.

  • #94 NOITES NA NORA E SHIFTER MAGAZINE

    #94 NOITES NA NORA E SHIFTER MAGAZINE

    05/05/2015

    O Penultimo DAR em conversa Aberta da primeira série aconteceu em formato experimental. Um agregador de conteúdos noticiosos contemporâneos - "O Shtifter" e o Hiper-activo e dinamico Marco Ferreira e mais punhado de amigas simpáticas, tudo via skype! Vale a pena ouvir! The post #94 NOITES NA NORA E SHIFTER MAGAZINE appeared first on DAR.

  • #93 PREGUIÇA MAGAZINE E AS CONTADEIRAS

    #93 PREGUIÇA MAGAZINE E AS CONTADEIRAS

    28/04/2015

    Estivemos à conversa com Pedro Miguel da Preguiça Magazine de Leiria e com as Contadoras Contadeiras, aqui das Caldas. Tudo em Estúdio como mandam as regras! uma hora bem passada! The post #93 PREGUIÇA MAGAZINE E AS CONTADEIRAS appeared first on DAR.

  • #92 IF YOU WALK THE GALAXIES E CABAZES DONA HORTA

    #92 IF YOU WALK THE GALAXIES E CABAZES DONA HORTA

    21/04/2015

    Por entre os sobressaltos de uma fatídica noite de futebol europeu para o FCP, falámos com as portistas Joana Soares, que nos apresentou a sua Dona Horta e com Cláudia Marques Santos, sobre o seu If you walk the Galaxies! The post #92 IF YOU WALK THE GALAXIES E CABAZES DONA HORTA appeared first on DAR.

  • #91 IMPLOSÃO 3 E HALFSTUDIO SIGNS (WORKSHOP DE HANDWRITING)

    #91 IMPLOSÃO 3 E HALFSTUDIO SIGNS (WORKSHOP DE HANDWRITING)

    14/04/2015

    Em estúdio estivemos à conversa com o Gonçalo Fialho e o João Ocarola do Arraial de Ilustração de seu nome Implosão 3! Ficámos a saber tudo sobre esta iniciativa que irá ser assassinada este ano, desde os temas para cada ano a algumas histórias curiosas. Foi uma conversa muito divertida e interessante! Ao telefone, estivemos à conversa com o Emanuel Barreira da Halfstudio Signs que irá dar um workshop de handwriting na Dar e por isso quisemos saber mais! The post #91 IMPLOSÃO 3 E HALFSTUDIO SIGNS (WORKSHOP DE HANDWRITING) appeared first on DAR.

  • #90 FIO DO NORTE E JOANA SILVA (CENCAL)

    #90 FIO DO NORTE E JOANA SILVA (CENCAL)

    07/04/2015

    Connosco, em estúdio, tivemos a Joana Silva, que é a coordenadora do Cencal da Marinha Grande, onde tem vindo a desenvolver um trabalho notável na formação e acima de tudo, em não deixar que a arte do vidro seja esquecida. Ela contou-nos a sua história e como a sua história se cruza com a história do vidro na Marinha Grande. Vale a pena ouvir! Por skype, tivemos o Fio do Norte, nomeadamente a Rosário Matos e a Ana Almeida Pinto que fazem parte de um colectivo de artistas plásticas que organiza, faz e promove workshops, oficinas e actividades! Dentro destas actividades, ficámos a saber um pouco mais sobre ilustração com carimbos, como fazer cabeçudos e brinquedos!   The post #90 FIO DO NORTE E JOANA SILVA (CENCAL) appeared first on DAR.

  • #89 FESTIVAL TREMOR e ANA ALMEIDA

    #89 FESTIVAL TREMOR e ANA ALMEIDA

    01/04/2015

    No programa 89 contámos com a presença de Ana Almeida que nos apresentou o seu trabalho e metodologia. Falou-nos de Teatro e Comunidade, das suas implicações e desafios. Pelo meio estivemos à conversa com Márcio Laranjeira, da produtora Lovers & Lollypops que nos falou do modelo e sucesso do Festival Tremor em Ponta Delgada, S. Miguel, Açores. The post #89 FESTIVAL TREMOR e ANA ALMEIDA appeared first on DAR.

  • #88 DESENHOS DO BRUNO E CONVERSAS LEIRIA-FÁTIMA

    #88 DESENHOS DO BRUNO E CONVERSAS LEIRIA-FÁTIMA

    24/03/2015

    Hoje a conversa voltou a ser muito animada! Estivemos em estúdio à conversa com o Bruno Prates dos “Desenhos do Bruno”, um projecto em nome próprio, mas que deu pano para mangas! Falámos sobre cartoons, educação pela arte e workshpos para toda a família! Pelo skype, falámos com as responsáveis pelas “Conversas Fátima – Leiria” que são uma série de encontros informais para conhecer e falar sobre projetos e interesses. Estas, acontecem todas as sextas-feiras, às 19h, são de entrada gratuita e vão alternando entre Fátima e Leiria. Ficou no ar, uma parceria para umas conversas Caldas da Rainha! The post #88 DESENHOS DO BRUNO E CONVERSAS LEIRIA-FÁTIMA appeared first on DAR.

  • #87 FESTIVAL OFÉLIA E MARCA PRAÇA DA FRUTA

    #87 FESTIVAL OFÉLIA E MARCA PRAÇA DA FRUTA

    17/03/2015

    Connosco, em estúdio, tivemos o Alexandre Cunha, um dos responsáveis por um projeto que tem por objetivo potenciar o mercado da Praça da Fruta, nas Caldas da Rainha, como âncora ativa de uma cidade criativa, através da criação de uma Marca que una em torno de si todos os produtos e vendedores e que para isso lançaram um desafio a todos os criativos – A Criação da Identidade Gráfica da Marca Praça da Fruta. Também em estúdio tivemos Alice Ferreira, Lisandra Caires e Nuno Rodrigues, do Festival Ofélia, um festival criado pelo Curso de Teatro da ESAD.CR com o objetivo de promover um intercâmbio entre escolas de teatro nacionais e internacionais, de modo a que exista uma partilha de conhecimentos, impressões e a comunhão de alunos da mesma área. O festival já vai na sua 5ª edição e tem crescido todos os anos graças ao trabalho dos alunos e colaboradores! The post #87 FESTIVAL OFÉLIA E MARCA PRAÇA DA FRUTA appeared first on DAR.

  • #86 VIRAL E SPEAK

    #86 VIRAL E SPEAK

    10/03/2015

    Hoje a conversa voltou a ser muito animada! Tivemos, em estúdio, o Carlos Quitério e o Tiago Abelha que nos falaram da Agenda Viral e que basicamente é uma comunidade online habitada por profissionais e amantes das Artes e da Cultura em Portugal. Ela combina uma agenda cultural extremamente abrangente, que é diariamente actualizada e inacreditavelmente fácil de navegar, com uma secção editorial repleta de ideias esdrúxulas e conteúdos exclusivos. Ao telefone falámos com o Hugo Aguiar sobre o Speak cujo objetivo é resolver o problema de exclusão sociocultural e de integrar imigrantes nas cidades onde vivem através de um programa de partilha de conhecimentos linguísticos e culturais onde qualquer um se pode voluntariar para ensinar uma língua e cultura do seu conhecimento e/ou aprender uma nova língua e cultura. The post #86 VIRAL E SPEAK appeared first on DAR.

  • #85 TROCAR POR MIÚDOS E ESPAÇO XIU

    #85 TROCAR POR MIÚDOS E ESPAÇO XIU

    03/03/2015

    Hoje tivemos em estúdio com dois projectos e uma conversa muito animada e interessante! O primeiro foi o “Trocar por miúdos” e foi a Inês Milagres que nos explicou tudo sobre o seu exercício de conhecer mais os alimentos e de experimentar as possibilidades que cada alimento nos pode dar. Ela explicou-nos que desenhar, comer e cozinhar é um acto de simplicidade e é isso que pretende com este projecto virado para crianças dos 5 aos 12 anos. Em estúdio tivemos também a Ana Faro e a Bárbara Carvalho do Espaço XIU, um espaço criado para dar largas à imaginação! Nele, entre outras coisas, podemos ouvir concertos de taças tibetanas, fazer massagens aos pés de ficar com os pés nas nuvens, cortar o cabelo e aprender a respirar com o corpo. The post #85 TROCAR POR MIÚDOS E ESPAÇO XIU appeared first on DAR.

página 1 de 5