Com Tempo E Alma

Informações:

Sinopsis

Um jornalista do Público e um especialista convidado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar.

Episodios

  • Mário Cordeiro: “Não podemos viver num colete de forças sentimental”

    Mário Cordeiro: “Não podemos viver num colete de forças sentimental”

    12/03/2019 Duración: 27min

    Esta semana, a jornalista Bárbara Wong conversa com o pediatra Mário Cordeiro, autor do ensaio “Crianças e Famílias num Portugal em Mudança” (FFMS, 2015), que lançou em Fevereiro deste ano o livro “Pais Apressados Filhos Stressados”. Com Tempo e Alma: Uma jornalista do PÚBLICO e um especialista convidado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

  • Diversificar a economia é receita para crescer? (Leonor Sopas)

    Diversificar a economia é receita para crescer? (Leonor Sopas)

    27/11/2018 Duración: 18min

    Esta semana, o jornalista Sérgio Aníbal conversa com a investigadora Leonor Sopas, coordenadora do estudo “Diversificação e Crescimento da Economia Portuguesa”, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. A professora da Católica Porto Business School explica como uma economia que produza mais produtos complexos, isto é, que exijam a existência de mais saberes e capacidades, tem o potencial para crescer mais. | Com Tempo e Alma: Um jornalista do PÚBLICO e uma especialista convidada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

  • O desperdício alimentar acontece “do campo ao garfo” (Iva Pires)

    O desperdício alimentar acontece “do campo ao garfo” (Iva Pires)

    13/11/2018 Duración: 18min

    Esta semana, a jornalista Rita Marques Costa conversa com a investigadora Iva Pires, que publicou o ensaio “Desperdício Alimentar” a convite da Fundação Francisco Manuel dos Santos. A professora e investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa explica que, antes de se poder recolher dados, está em falta um elemento essencial — chegar a um consenso sobre o que é o desperdício —, mas que é urgente “começar a actuar já”. Com Tempo e Alma: Uma jornalista do PÚBLICO e uma especialista convidada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

  • Incêndios: Regressar para contar histórias de resistência (Patrícia Carvalho)

    Incêndios: Regressar para contar histórias de resistência (Patrícia Carvalho)

    23/10/2018 Duración: 27min

    Esta semana, o fotojornalista Adriano Miranda conversa com Patrícia Carvalho, uma das jornalistas do PÚBLICO que cobriu os incêndios do ano passado e que acaba de lançar o retrato "Ainda aqui estou", publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Os colegas falam sobre as pessoas que resistiram aos incêndios em Pedrógão Grande e outras localidades no centro e interior do país, a importância de acompanhar estas histórias, e o retrato marcante de Manuel Francisco, que mereceu um Prémio Gazeta atribuído a Adriano Miranda. Com Tempo e Alma: Um jornalista do PÚBLICO e uma especialista convidada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

  • “Um indicador não diz tudo” para olhar a fundo o país (Maria João Valente Rosa)

    “Um indicador não diz tudo” para olhar a fundo o país (Maria João Valente Rosa)

    09/10/2018 Duración: 19min

    Esta semana, ouvimos a entrevista da jornalista Rita Marques Costa, da editoria de Sociedade, a Maria João Valente Rosa, directora da PORTADA, sobre edição de 2018 do Retrato de Portugal na Europa. Das oito metas definidas em 2010 no âmbito da Estratégia Europa 2020, apenas três foram alcançadas por Portugal. Cumprimos os objectivos relacionados com a redução da pobreza e a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa, por exemplo. No entanto, nos indicadores relacionados com educação, investigação e emprego, há ainda caminho a fazer para atingir os valores traçados para o final da década. Com Tempo e Alma: Uma jornalista do PÚBLICO e uma especialista convidada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj); I Knew a Guy (Kevin MacLeod)

  • O poder dos idosos está a aumentar (Teresa Rodrigues)

    O poder dos idosos está a aumentar (Teresa Rodrigues)

    29/09/2018 Duración: 17min

    Esta semana, ouvimos a entrevista da jornalista Alexandra Campos, da editoria de Sociedade, à investigadora Teresa Rodrigues, autora do ensaio "Envelhecimento e Políticas de Saúde", lançado no final de Setembro pela FFMS. Com Tempo e Alma: Uma jornalista do PÚBLICO e uma especialista convidada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj); I Knew a Guy (Kevin MacLeod)

  • Como a democracia ajustou contas com a ditadura (Filipa Raimundo)

    Como a democracia ajustou contas com a ditadura (Filipa Raimundo)

    17/09/2018 Duración: 15min

    Esta semana, ouvimos a conversa da jornalista São José Almeida com a investigadora Filipa Raimundo, autora do ensaio "Ditadura e democracia, legados da memória", que é lançado a 20 de Setembro pela FFMS. Com Tempo e Alma: Uma jornalista do PÚBLICO e uma especialista convidado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

  • A pesca portuguesa e os seus paradoxos (Álvaro Garrido)

    A pesca portuguesa e os seus paradoxos (Álvaro Garrido)

    09/07/2018 Duración: 31min

    Esta semana, o jornalista Abel Coentrão conversa com o investigador Álvaro Garrido, autor do ensaio "As pescas em Portugal", publicado em Maio pela FFMS. Com Tempo e Alma: Um jornalista do PÚBLICO e um especialista convidado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

  • A administração pública vista do centro do poder (José Sousa Rego)

    A administração pública vista do centro do poder (José Sousa Rego)

    09/07/2018 Duración: 31min

    Esta semana, a jornalista Leonete Botelho conversa com José Maria Sousa Rego, secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros entre 2002 e 2016 e autor de "No centro do poder: Governo e administração pública em Portugal", publicado em Maio pela FFMS. Com Tempo e Alma: Uma jornalista do PÚBLICO e um especialista convidado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

  • Partilhar a tarefa do cuidar é essencial para a igualdade (Anália Torres, Diana Maciel e Bernardo Soares Coelho)

    Partilhar a tarefa do cuidar é essencial para a igualdade (Anália Torres, Diana Maciel e Bernardo Soares Coelho)

    21/06/2018

    Esta semana, a jornalista Rita Marques Costa conversa com a socióloga Anália Torres, coordenadora do estudo "Igualdade de género ao longo da vida", publicado em Maio pela FFMS, e com os sociólogos Diana Maciel e Bernardo Soares Coelho, professores do ISCSP e investigadores do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género. Com Tempo e Alma: Uma jornalista do PÚBLICO e especialistas convidados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

  • Estamos a assistir a uma vaga de políticos demagogos a chegar à arena política (Tiago Fernandes)

    "Estamos a assistir a uma vaga de políticos demagogos a chegar à arena política" (Tiago Fernandes)

    24/05/2018 Duración: 42min

    Esta semana a jornalista Leonete Botelho conversa com o professor da Universidade Nova de Lisboa Tiago Fernandes, autor do livro "A Sociedade Civil" e coordenador para a Europa do Sul do projecto "Variedades da democracia". Com Tempo e Alma: Uma jornalista do PÚBLICO e um especialista convidado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts.Música: Café Connection (Morgantj)

  • Campanhã: As histórias muito além da estação (Mariana Correia Pinto)

    Campanhã: As histórias muito além da estação (Mariana Correia Pinto)

    10/05/2018

    Esta semana, a jornalista Patrícia Carvalho, do Local Porto, conversa com a jornalista Mariana Correia Pinto, autora de “Porto, Última Estação”, publicado no ano passado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Um retrato sobre a freguesia de Campanhã, desfiando as histórias das pessoas que habitam a zona mais oriental da cidade. Com Tempo e Alma: Uma jornalista do PÚBLICO e um especialista convidado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

  • O que encontra um turista infiltrado nas cidades portuguesas? (Bernardo Gaivão)

    O que encontra um turista infiltrado nas cidades portuguesas? (Bernardo Gaivão)

    26/04/2018

    Esta semana, o jornalista João Pedro Pincha, da secção de Local em Lisboa, conversa com Bernardo Gaivão, que se define como "turista profissional" e escreveu sobre a sua experiênciaa fazer-se passar por estrangeiro no ensaio "Turista Infiltrado", lançado pela FFMS em Setembro de 2017. Com Tempo e Alma: Uma jornalista do PÚBLICO e um especialista convidado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

  • Temos que ser “mais militantes” para salvar o planeta (Filipe Duarte Santos)

    Temos que ser “mais militantes” para salvar o planeta (Filipe Duarte Santos)

    12/04/2018

    Esta semana, a jornalista Lurdes Ferreira conversa com o Filipe Duarte Santos, especialista em alterações climáticas e professor da Faculdade de Ciências na Universidade de Lisboa e presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS). Com Tempo e Alma: Uma jornalista do PÚBLICO e um especialista convidado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

  • “Não há uma ciência alternativa” (João Villalobos e David Marçal)

    “Não há uma ciência alternativa” (João Villalobos e David Marçal)

    15/03/2018

    A editora de Ciência Teresa Firmino conversa com o bioquímico David Marçal e com João Villalobos, autor do ensaio “Terapias, Energias e Algumas Fantasias”sobre “terapias” alternativas que recorrem só à “canalização de energias”. Podcast Com Tempo e Alma: Uma jornalista do PÚBLICO e especialistas convidados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

  • E quando a gravidez e o cancro acontecem ao mesmo tempo? (Nelson Marques e Fátima Cardoso)

    E quando a gravidez e o cancro acontecem ao mesmo tempo? (Nelson Marques e Fátima Cardoso)

    01/03/2018

    Quando uma mulher está grávida e descobre que tem cancro, o que sente ao encarar a morte enquanto gera uma vida dentro de si? A jornalista de Saúde Ana Maia conversa com o jornalista Nelson Marques, autor do ensaio “Filhos da Quimio”, e com a médica Fátima Cardoso, da Fundação Champalimaud. Podcast Com Tempo e Alma: Uma jornalista do PÚBLICO e especialistas convidados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

  • “Aprendemos o que somos através do que os outros vêem em nós” (entrevista com Luísa Pedroso Lima)

    “Aprendemos o que somos através do que os outros vêem em nós” (entrevista com Luísa Pedroso Lima)

    15/02/2018

    Como pode um grupo transformar o nosso comportamento? Até que ponto o que somos depende de quem nos rodeia? A jornalista Catarina Lamelas Moura, da secção Culto, conversa com a investigadora Luísa Pedroso Lima, autora do ensaio “Nós e os outros: o poder dos laços sociais”. Podcast Com Tempo e Alma: Uma jornalista do PÚBLICO e uma especialista convidada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

  • Hiperactividade: Como travar o ciclo de resposta única da medicação? (entrevista com Pedro Strecht)

    Hiperactividade: Como travar o ciclo de resposta única da medicação? (entrevista com Pedro Strecht)

    01/02/2018

    A editora Bárbara Wong conversa com o pedopsiquiatra Pedro Strecht, autor do livro "Hiperactividade e défice de atenção", lançado em Janeiro. Podcast Com Tempo e Alma: Uma jornalista do PÚBLICO e um especialista convidado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

  • Com Tempo e Alma #18: Como deveria ser a Universidade? (António Feijó e Miguel Tamen)

    Com Tempo e Alma #18: Como deveria ser a Universidade? (António Feijó e Miguel Tamen)

    11/01/2018

    Estarão as universidades presas à empregabilidade? O que poderá fazer-se para que a universidade seja como devia ser? O director-adjunto Diogo Queiroz de Andrade conversou com António M. Feijó e Miguel Tamen, autores do ensaio "A Universidade como deve ser", para conhecer as suas ideias sobre a missão que as universidades deveriam cumprir. Podcast Com Tempo e Alma: Um jornalista do PÚBLICO e especialistas convidados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

  • Com Tempo e Alma #17: Fundos Europeus (José Tavares)

    Com Tempo e Alma #17: Fundos Europeus (José Tavares)

    21/12/2017

    De que forma os fundos europeus acedidos pelos municípios afectam a criação de empresas privadas, assim como o emprego no território? A jornalista de Economia Luísa Pinto conversa com José Tavares, um dos autores do estudo "O impacto económico dos fundos europeus", publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em Dezembro deste ano. Podcast Com Tempo e Alma: Uma jornalista do PÚBLICO e um especialista convidado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos conversam sobre os temas mais relevantes da sociedade. Com tempo para falar, para ouvir e para pensar. Classifique-nos no iTunes ou na sua app para podcasts. Música: Café Connection (Morgantj)

página 1 de 2