Takeaways: Insights De Marketing

Informações:

Sinopsis

Takeaways é o podcast diários que traz insights de livros, artigos, palestras e entrevistas de marketing, conteúdo e uma pitada de tecnologia. Apresentação: Cassio Politi, da Tracto Content Marketing.

Episodios

  • #200 Vaidade nas personas

    #200 Vaidade nas personas

    10/11/2020 Duración: 04min

    Muitas vezes, entrevistados não falam bem a verdade quando são entrevistados. Por vaidade, dizem que consumiriam produtos que não podem consumir, por exemplo. Mas é fácil não se deixar levar por isso. Entrevista para buyer personas é uma investigação sobre o que eles fizeram, e não sobre o que eles fariam. Você quer entender um modus operandi do seu público.

  • #199 Por que Instagram?

    #199 Por que Instagram?

    03/11/2020 Duración: 05min

    Transformei uma conta de Instagram pessoal em profissional. Por que não fiz isto antes? Pelo takeaway que compartilho aqui: trabalhe apenas nos canais que tenham uma justificativa. Essa justificativa pode ser ligada a negócios ou ao editorial, mas ela precisa existir e ter uma lógica clara e defensável. Ou seja, a justificativa precisa parar em pé. A conta, aliás, é @cassiopoliti.

  • #198 Evento presencial ou online?

    #198 Evento presencial ou online?

    27/10/2020 Duración: 05min

    O Content Marketing World virtual trouxe o que há de melhor em content marketing na semana retrasada. Mas será que no pós-pandemia os eventos online vão ter força comparável à dos presenciais? Falando por mim: sinto muita falta do networking.

  • #197 O marketing de confiança

    #197 O marketing de confiança

    20/10/2020 Duración: 06min

    Confiança é um sentimento e, como tal, não pode ser tratado como uma ciência exata. Ainda assim, é possível inferir que existem três camadas da confiança conquistada pela marca: produto, UX e alinhamento em torno de uma causa. Existem pelo menos quatro formas de estimular esse sentimento, que aqui chamamos de marketing de confiança. São eles: conteúdo educativo, defesa de uma causa, interação online e atendimento on e offstage.

  • #196 Os impactos da pandemia

    #196 Os impactos da pandemia

    13/10/2020 Duración: 04min

    As empresas mudaram de alguma forma a sua maneira de atuação com o content marketing. É o que mostra uma pesquisa recentemente lançada pelo Content Marketing Institute para empresas B2B. Post relacionado: https://www.tracto.com.br/94-das-empresas-mudaram-a-forma-de-fazer-content-marketing-na-pandemia-e-deu-certo/.

  • #195 O impacto da LGPD

    #195 O impacto da LGPD

    08/10/2020 Duración: 07min

    A LGPD já está vigorando no Brasil e vai, sim, afetar a vida de quem faz content e, principalmente, inbound marketing. Usamos como base para este podcast um webinar do qual participamos o advogado Maurício Rotta, da GEP Soluções em Compliance, pelo DINO. Está disponível na íntegra neste link: https://www.youtube.com/watch?v=Rph8HEsIOzA. Post relacionado: https://www.tracto.com.br/lgpd-no-content-marketing/.

  • #194 Duas ideias para o conteúdo nota 10

    #194 Duas ideias para o conteúdo nota 10

    06/10/2020 Duración: 07min

    No podcast anterior, falei do problema que é produzir conteúdo nota 5. A técnica das três pergunas é uma forma de evitá-lo. A revista Entrepreneur dá também boas sugestões de como fazer conteúdo de qualidade. Vale a leitura: https://www.entrepreneur.com/article/295782. Post relacionado: https://www.tracto.com.br/conteudo-mediocre/.

  • #193 O conteúdo nota 5

    #193 O conteúdo nota 5

    05/10/2020 Duración: 04min

    O conteúdo nota 5, que é aquele conteúdo medíocre, é pior que o conteúdo tosco porque continua sendo publicado. Ele é incapaz de ganhar a atenção das pessoas em meio ao content shock. Post relacionado: https://www.tracto.com.br/conteudo-mediocre/.

  • #192 O livro Content Marketing Masterclass

    #192 O livro Content Marketing Masterclass

    05/10/2020 Duración: 02min

    O livro "Content Marketing Masterclass – Lições de Conteúdo na Era Digital" acaba de ser lançado e vai servir de base para muitos episódios para esta nova fase do Takeaways. Está disponível em https://contentmarketing.com.br/. Post relacionado: https://www.tracto.com.br/livro-de-content-marketing/.

  • #191 Transformação digital e a curva exponencial

    #191 Transformação digital e a curva exponencial

    12/07/2020 Duración: 07min

    O desenvolvimento da tecnologia é exponencial enquanto o das empresas é linear. Nós, humanos, tendemos a pensar no crescimento das coisas de forma linear, e isso nos dificulta a acompanhar e até a acreditar na velocidade das mudanças.

  • #190 As pessoas ouvem webinars

    #190 As pessoas ouvem webinars

    01/07/2020 Duración: 04min

    De acordo com a on24, o tempo médio que uma pessoa fica acompanhando um webinar é 58 minutos. Segundo a Blogging X, o melhor dia da semana é quinta-feira e o melhor horário, 11h da manhã. Agora raciocina comigo: se as pessoas decidiram em plena quinta-feira às 11 da manhã (ou seja, horário comercial) acompanhar um webinar seu, você realmente acha que elas pararam de trabalhar para dedicar quase 1h a você? Não. Elas trabalham enquanto ouvem a sua apresentação.

  • #189 A parte importante da buyer persona não é a persona

    #189 A parte importante da buyer persona não é a persona

    18/06/2020 Duración: 06min

    Muitos profissionais focam demais na parte de criar o personagem das buyer personas, mas o mais importante são as entrevistas.

  • #188 Se está todo o mundo fazendo live na pandemia, e hora de fazer o mesmo?

    #188 Se está todo o mundo fazendo live na pandemia, e hora de fazer o mesmo?

    02/06/2020 Duración: 04min

    Além do Takeaways, que você está ouvindo agora, eu apresento um outro podcast que fala de marketing, mas fala de comunicação também. É o Podcast-se, do Comunique-se (https://open.spotify.com/show/7mDRWvW5bFy5IXHC7SQXg5). É um podcast de entrevistas. Normalmente, entrevisto professores, donos de agências, consultores e colaboradores do próprio Comunique-se. Mas eu aproveitei a pandemia para dar uma guinada no perfil dos entrevistados. Comecei a focar mais em conversa com gestores de comunicação e marketing de grandes marcas. Durante a pandemia já conversei com gestores de marcas como Pirelli, CNA, McDonald's, Netshoes, 99, Ticket, PayPal, Saraiva Edicação, Mercado Livre e outras. Algumas entrevistas foram ao ar, outras ainda vão. Em muitas dessas entrevistas, uma coisa me chama a atenção: a estratégia vem primeiro, a operação vem depois. Na prática, isso significa o seguinte: as empresas líderes de mercado não saem fazendo a comunicação por todos os canais. Elas param, pensam, analisam e escolhem um caminho qu

  • #187 Criar um podcast é como comprar um patinete

    #187 Criar um podcast é como comprar um patinete

    26/05/2020 Duración: 06min

    Podcasts explodiram no Brasil em agosto de 2019 por uma combinação de três fatores: popularização de smartphones, iniciativa do Spotify de priorizar esse formato e a decisão da Globo de lançar seus podcasts. Muita gente quer criar um podcast agora. Acontece que, se não houver um objetivo claro, podcast é como um patinete. No começo, usa-se muito, mas ele logo é abandonado. Objetivos comuns são: (1) Fortalecer o relacionamento com um público já criado em outros canais. (2) Canalizar entrevistas que são possíveis de fazer, geram relacionamento, mas em vídeo não são tão fáceis. E geram integração com outros canais. (3) Apostar numa mídia futura. Algumas empresas apostam que o podcast vai estourar no futuro e querem sair na frente. Querem estar consolidadas quando o público descobrir o podcast.

  • #186 A ciência provou que quebrar texto com intertítulos funciona

    #186 A ciência provou que quebrar texto com intertítulos funciona

    21/05/2020 Duración: 03min

    Um vídeo da Nilsen Norman Group mostra que nós, seres humanos, lemos na tela de computadores e de celulares seguindo o "padrão F". Ou seja, até concluímos a leitura das primeiras linhas de um texto, mas depois começamos a escanear as palavras. Por isso, é importante que textos tenham intertítulos, bullets, listas, imagens e vídeos que deem um "refresh" na vista do leitor.

  • #185 Por favor, parem de dizer como vai ser o marketing depois da pandemia

    #185 Por favor, parem de dizer como vai ser o marketing depois da pandemia

    14/05/2020 Duración: 06min

    Ninguém acerta nenhuma previsão sobre nada sobre a pandemia da COVID-19. Também não acertam previsão sobre o marketing para o ano seguinte. Por que acham que vão acertar como vai ser o (content) marketing depois da quarentena? A proposta aqui é fazer um exercício de menos futurologia e mais mapeamento de quais variáveis observar para conseguir tomar decisões inteligentes de marketing. Post mencionado: https://www.tracto.com.br/tendencias-de-marketing/.

  • #184 Escreva emails para celulares

    #184 Escreva emails para celulares

    05/05/2020 Duración: 04min

    Email não pode mais ser pensado para computadores. Precisa ser pensado para celulares. Em março de 2019, a Adestra fez um levantamento que mostrou que a cada dez vezes que um email é aberto, seis vezes isso é feito num celular. Os dispositivos mais usados para a leitura de email são, pela ordem, iPhone, iPad e Android. Segundo o Statcounter, de 2009 para cá, o market share dos computadores caiu 29% no Brasil. E o market share dos celulares subiu 29%. Ou seja, os computadores perdem o mesmo espaço que os celulares conquistam no País. O que nós, profissionais de content marketing, precisamos fazer a respeito? É simples: temos de estar atentos às mudanças e, mais do que isso, nos adaptarmos a elas. Porque os hábitos das pessoas em relação aos emails vêm mudando. O email surgiu em 1971 e a primeira newsletter, em 1978. Tudo mudou de lá para cá — hábitos de leitura, principalmente. Não se pode ficar preso a um comportamento datado de uma época. Seguindo esse raciocínio, a forma como as pessoas liam emails dez anos

  • #183 O que content marketing e jornalismo têm em comum?

    #183 O que content marketing e jornalismo têm em comum?

    30/04/2020 Duración: 07min

    A pergunta me foi feita pelo João Andrade, estudante universitário e estagiário de uma farmacêutica, para seu TCC. E é muito pertinente. Joe Pulizzi diz que empresas que praticam content marketing precisam, assim como empresas de mídia, formar público fiel. A diferença entre elas é a forma como o dinheiro entra.

  • #182 O que é o search intent?

    #182 O que é o search intent?

    21/04/2020 Duración: 04min

    O Google evoluiu a tal ponto o seu mecanismo de busca que ele é capaz de perceber a intenção de seus usuários pela simples escolha das palavras. Por exemplo, quem busca por “cartucho de impressora” provavelmente quer comprar e quem busca por “trocar cartucho de impressora” quer apenas aprender. Para lidar com isso, é preciso dominar bem os cinco tipos de palavra-chave existentes para SEO.

  • #181 As mídias mais consumidas na pandemia

    #181 As mídias mais consumidas na pandemia

    16/04/2020 Duración: 04min

    A quarentena forçada pela pandemia do coronavírus prendeu todo o mundo em casa. Mas será que isso quer dizer que elas vão consumir mais conteúdo das empresas. A quarentena forçada pela pandemia do coronavírus fez aumentar o consumo de mídia em todas as faixas etárias. É o que mostra um estudo feito pelo site Visual Capitalist, que entrevistou 4 mil. O aumento de consumo foi de 68%.Se você cavar mais fundo, vai ver que tem uma variação enorme para cada mídia, para cada faixa etária. Por exemplo, jovens de 16 a 23 anos (geração Z), aumentaram em mais ou menos 50% consumo de vídeo online. Já os adultos de 24 a 37 anos (Millenials) aumentaram em 35% músicas online como Spotify e a geração X, em 45% a televisão. Quanto às atividades na internet, as sete preferidas sãoOuvir música, assistir a música ou shows, assistir a vídeos engraçado, jogar jogos mobile, ver memes, jogar jogos no computador ou laptop e buscar receita para cozinhar. Só na 8ª posição vai aparecer alguma coisa que pode ser aproveitada por empresa

página 1 de 10